terça-feira, 15 de julho de 2008

LIVROS:
. COETZEE - O HOMEM LENTO

Como todos os livros de Coetzee, li e gostei muito, o autor constrói uma narrativa envolvente e profunda, valorizando sempre a qualidade do humano e neste livro Coetzee, narra a luta de um homem de 60 anos que após um trágico acidente tenta recuperar a auto-estima e a capacidade de amar, assim como achar um sentido para continuar vivendo apesar das adversidades, instabilidades emocionais e incertezas do momento. Vale a pena ler!

. CRISTOVÃO TEZZA - O FILHO ETERNO

Este é o primeiro livro de Tezza que li e gostei bastante, ele mexe com nossas idéias, balança nossos preconceitos, e materializa nossos medos habituais de lidar com as diferenças. Tezza, constrói um romance que conta a vida de um pai, ainda inseguro e horrorizado que não tenta esconder o complexo e difícil relacionamento com seu filho que nasce com a Síndrome de Down.
Atordoado este homem sai primeiramente em busca de respostas científicas que dê respostas a seus medos e conclui que pessoas com Down, não existem para a história, "são seres ausentes.".
"O filho eterno, é o relato não só da busca de um sentido que estabilize a dura existência do filho mas de uma fronteira que empreste sentido a sua própria vida de pai." (Castello J, Entre Livros, nº 29, Ano 3).
Numa série de descobertas " o pai começa a perceber que todas as crianças especiais são diferentes umas das outras de um modo mais radical do que no mundo do padrão de normalidades".
No final do livro, percebe-se que o filho Down é a salvação do pai e que não só o filho depende do pai, mas sobretudo o pai depende brutalmente do filho. MAR,VALE A PENA LER!

FILME: PARIS, TE AMO.

Não consegui assistir no cinema mas assisti em DVD e gostei demais: "Paris, Te Amo.", onde diferentes curtas de bons diretores, integraram um belo filme sobre a Paris dos nossos encantos e das nossas magias. SE NÃO VIU AINDA, VALE VER!

MÚSICA:
Estou em dias de escutar muito BOB DYLAN, então, sempre que estou podendo é ele que aproveito para escutar e curtir.

RE-VIVENDO BONS CLÁSSICOS:
  • EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO - MARCEL PROUST
  • CRIME E CASTIGO - FIODOR DOSTOIEVSKI
  • A CARTUXA DE PARMA - STENDHAL
PENSANDO O DIA:
"É preciso mais coragem para ser um homem comum e simples do que para ser um herói."



Nenhum comentário: