quinta-feira, 4 de junho de 2009

CANTO FÚNEBRE SEM MÚSICA.

"Eu não concordo com a descida dos corações
amantes à terra dura. Assim é, será e foi desde
tempos imemoriais: eles seguem pelas trevas,
os sábios e os belos. Coroado de liláses e de
louros, eles partem; mas eu não me conformo.
Amantes e pensadores, contigo, dentro da terra,
transformados na poeira morna e cega.
Um fragmento do que tu sentias, daquilo que tu
sabias, uma fórmula, uma frase apenas restou -
- mas o melhor está perdido.
As respostas rápidas e vivas, o olhar honesto,
o riso, o amor - estes partiram. Partiram para ali-
mentar as rosas.
Os botões serão meigos, elegantes e perfumados.
Eu sei. Mas não aprovo. Mais preciosa era a luz
em teus olhos que todas as rosas do mundo.
Fundo, fundo, fundo na escuridão da cova,
docemente, os belos, os ternos, os bons, calmamente
eles descem, os inteligentes, os espirituais, os bravos.
Eu sei. Mas não estou de acordo. Eu não me conformo."

Edna St Vincent Millay

Nenhum comentário: