sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Governo pede aos diretores de escolas nomes de professores que não estão em greve.

Ponto dos grevistas está cortado e lista deve ser entregue na SEC até esta sexta-feira.

Atualizada às 21h04min

A secretária da Educação, Mariza Abreu, pediu aos diretores de escolas os nomes de professores estaduais que não entraram em greve no Estado. O ponto dos grevistas está cortado desde o início da paralisação.

Segundo Mariza Abreu, a lista é necessária para que não haja prejuízo no pagamento de docentes que permanecem em atividade. Os diretores tem até a tarde desta sexta-feira para enviar os dados para a Secretaria Estadual de Educação (SEC).

Segundo levantamento do Cpers Sindicato, 75% dos professores estão parados. Já Mariza Abreu diz que são 15%.


Remanejo

Na próxima semana, a Secretaria começa um levantamento dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio que estão sem aula. Se houver necessidade, haverá remanejo de professores.

O corte no ponto dos grevistas é uma das principais reclamações do Cpers Sindicato, que garante que o fim da greve está condicionado ao pagamento dos dias parados. Os professores querem que os deputados estaduais intercedam junto ao governo nas negociações sobre o ponto. Um decreto estadual determina o corte e o desconto no salário dos dias parados.

Piso

O Cpers fará uma série de mobilizações a partir da próxima semana. A greve do magistério começou na última sexta-feira, e foi decidida após o governo enviar para a Assembléia projeto que reajusta o piso salarial dos professores. O Cpers quer a adoção da lei do piso nacional.

Mais de 30 deputados já assinaram documento se comprometendo a votar o projeto somente no próximo ano.

RÁDIO GAÚCHA

REPORTAGEM RETIRADA DA ZERO HORA ONLINE DE 21/11/2008.

Nenhum comentário: