terça-feira, 30 de setembro de 2008

Existe poesia que mais encanta que o cotidiano? 2º Encontro Luso-Poetas

E então através do blog de poesias do António Prates encontrei este vídeo encantador.

E no site tudo começa assim:

Clique para ter uma surpresa bonita
Publicado por Luso-Poemas em 28/9/2008 (552 leituras)


segunda-feira, 29 de setembro de 2008

IMAGEM DO DIA...

MENSAGEM DO DIA...

Questionar sem acolher é violência
Acolher sem questionar é omissão.

domingo, 28 de setembro de 2008

VÍDEO - Kanye West - Homecoming

Muiiiiiiittttoooo Boooommmm!!!!

Clique aqui -> http://www.youtube.com/watch?v=-hotjeKvovg

sábado, 27 de setembro de 2008

GRUPO CORPO - Onqotô

Clique aqui -> http://www.youtube.com/watch?v=TnlFhNWjPfs

E-MAIL DA NINA...PROFESSORES DO RIO GRANDE DO SUL

Recebi este e-mail hoje, e resolvi repassar pois quanto mais pessoas aderirem a causa em favor dos professores do Estado do Rio Grande do Sul talvez mais cedo alguma providência seja tomada, não deixem de ler...Oie!

Na sexta-feira o clima estava pesado no Luciana de Abreu. E com toda a razão. Foram uma manhã e uma tarde cheias de situações difíceis com os alunos. A Marina falou várias vezes em escrever um manifesto e acabei que escrevi uma dissertação, que está no meu blogue (http://algumolhar.wordpress.com) e anexa aqui. Sei que é chato ler na tela do computador, mas deix o texto para quem quiser imprimir.

Li isso aqui na internet:
Código Penal
Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.
Depois de ler, comecei a pensar em como a realidade está ao avesso.

Bjos ;-)
Nina

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

AINDA POETANDO COM BRUNA LOMBARDI...

" A CHAMA

Tenho a alma de anarquista
fogos de artifício, pólvora, paixões
você não me conhece
Trago em mim a chama
o perigo, o dragão
trago o que mina, o que explode
a grande subversão

Dentro de mim o que não se doma
que ninguém detém, que nada assusta
o dom
a grande arte da fúria
a fera da sedução

Nisto consiste meu crime
e é melhor de mim
violenta ternura
força que se irradia e expande feito um gás
que respiramos
e que torna o que fazemos
maior do que o que somos."

POETANDO COM BRUNA LOMBARDI... "SUPERMERCADO

Ainda ficou um pouco
de teu cabelo no travesseiro
de teu corpo no meu corpo
de teu cheiro
um pouco de tua colônia
em alguns vestidos meus
ficou no meu cotidiano
um gosto bobo de adeus
Ficou um resto de shampoo
no teu frasco no banheiro
de tudo ficou um pouco
de teu jeito, de teu cheiro
Ficaram umas coisas tuas
espalhadas pelo quarto
Ficou teu riso marcado
na moldura do retrato
Em tudo ficou um pouco
ficou nosso jogo de damas
(eu branco, você preto)
intacto no sofá cama
Alguns discos teus, alguns livros
na parede atrás da porta
e gravura de Dali
e a tua natureza morta
Um pouco do silêncio
se espalhou pela casa
tua xícara de porcelana
verde e branca, sem asa
De você ficou um pouco
do trem daquela viagem
do nosso jantar chinês
da nossa camaradagem
Ainda ficou tua letra
em alguns papéis amassados
em tudo ficou um pouco
na rua, no supermercado
Ficou um pouco de você
no mar, no rio, na serra
na estrada da casa de campo
na pedra, no gato, na terra
Ficou um pouco do teu rosto
no rosto dos meus amigos
ficaram palavras tuas
em tudo aquilo que digo
Eu fiquei com o teu jeito
de querer falar primeiro
teu corpo no meu corpo
cabelo no travesseiro."

Bruna Lombardi

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Educação no Brasil e "Como vencer a Pobreza e a Desigualdade."

Recebi hoje, o e-mail de uma colega, professora comprometida e preocupada com a educação fundamental e do ensino médio no Brasil. Trabalhamos na mesma escola desde 1988 na aprendizagem matemática das séries finais do ensino fundamental e muito temos discutido sobre o que vem acontecendo com a educação brasileira, com os problemas acontecidos na nossa escola, o falso paternalismo e a consequente desigualdade e pobreza geratrizes de uma educação preocupante nas escolas públicas do Brasil.
Conforme e-mail, a redação diz respeito às nossas preocupações e foi escrita por uma estudante, de direito, carioca, da UFRJ, vencedora de um concurso da UNESCO, mas antes gostaria de relatar um fato ocorrido em minha sala de aula há umas duas semanas atrás e que muito tem a ver com o contexto da redação.
Eu dou aulas à noite na Educação de Jovens e Adultos, EJA, e meus alunos deveriam ser na sua maioria, aqueles que pararam muito tempo de estudar e que agora sentem a necessidade de voltar à escola, ou porque trabalham ou porque não conseguem trabalho.
Mas hoje, a Educaçao de Jovens e Adultos deixou de ser um curso para alunos que realmente querem estudar, e contempla em sua maioria alunos que a partir dos 15 anos já podem freqüentar o noturno da EJA, muitos alunos a frequentam porque estão fora da faixa etária para estudar em um ensino regular diurno em função de múltiplas repetências, de evasão escolar ou outros problemas relacionados com desestruturação familiar e financeira, falta de atendimento especializado no que se relaciona a orientação e psicologia e muitos outros problemas afins.
Pois bem, como faço parte do Projeto UCA (OLPC), temos uma lista de e-mail de colegas, de coordenadores do Projeto (LEC - UFRGS) e de colegas do Colégio Aplicação de Porto Alegre, quando acontece algum curso gratuito e que poderia interessar aos nossos alunos é colocado na lista e repassamos as informações , principalmente para a EJA, pois muitos estão desempregados e através dos cursos muitas vezes já saem com uma orientação profissional.
Na semana que falo aqui, estavam abertas vagas para um curso gratuito de "Edição de Imagens", cujos únicos pré-requisitos seriam estar estudando e ter um conhecimento básico em Computação.
Pois bem, quando informei-os sobre o curso, um aluno desempregado de mais ou menos uns 18 anos levantou a mão e me fez a seguinte pergunta, "E quanto eles vão me pagar?", eu não entendi a pergunta e achando que ele queria dizer "e quanto tenho que pagar?" reforcei que o curso era gratuito e quais os requisitos, resposta do aluno, "não professora, quanto eles vão me pagar para eu fazer o curso? Porque o último que fiz eles me pagavam 100 reais para fazê-lo"
Pasmem porque eu também fiquei pasma e sem reação, a que ponto chegamos de ter que pagar nossos alunos de baixa renda, necessitados, de escola pública e gratuita para ter que frequentá-la, tal é a inversão de valores...
Eis o resultado das mudanças hipócritas de governos demagogos e de "quando se dá o peixe mas não se ensina a pessoa a pescar" como diz a redação de Clarice Zeitel, é muito mais fácil e barato (total no Brasil a fórmula parece que já vem pronta) , pagar um aluno para estudar do que investir na educação básica dos ensinos fundamental e médio, até porque ganhar votos com a ignorância do povo parece ter sido sempre um dos lemas brasileiros.


REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES.

Tema:'Como vencer a pobreza e a desigualdade'
Por Clarice Zeitel Vianna Silva
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ


'PÁTRIA MADRASTA VIL'
Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência... Exagero de escassez... Contraditórios?? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.
Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.
O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.
Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil.
A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.
E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!
A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.
Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?
Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.
Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?
Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos...
Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?


Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários.
Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'.


A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da Unesco.
--
Cultura é Paz.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

sábado, 13 de setembro de 2008

Sábado... Exorcismo... E a Cortina!

Não tem daqueles dias em que você acorda com os latidos dos cachorros da vizinha (que por sinal são uns porres.), em que tu te meche na cama e sente aquela dorzinha nas costas e sabe que foi de ficar sentada no computador até as 5h da manhã e que pretendias dormir até muito mais tarde porque estás sozinha em casa, teu filho está há quase um ano morando fora do Brasil e tua filha foi pra praia com seus amigos e pretende voltar só no Domingo à noite?
Pois é, este é um daqueles, que tu tens vontade de abrir a boca e soltar um berro daqueles bem assustador pra ver se põem a urucubaca a correr, que conforme uma outra vizinha disse, que provavelmente possa ser "coisas de magia negra" que a síndica que não vai com a tua isso é, minha cara e tu, isto é euzinha aqui, muito menos com a dela colocou pra cima de ti (leia-se eu), mau-olhado ou coisa parecida.
Acreditando ou não em magias do mal me agarro com todos os meus santos pra ver se a coisa ainda melhora, porque a dor nas costas aumentou, não tenho nada pra fazer, já cansei de reler "Em Busca do Tempo Perdido" do Proust, penúltimo dos sete volumes e já cansei da duquesa de Guermantes, da Albertine e do duque Sr. de Charlus, um biba chato pra cacete; minha tendência é como sempre vir para o computador companheiro de todas as horas, mas até ele não está ajudando muito sento na frente dele e minhas costas doem mais, ele deve estar com virus porque as coisas que escrevo ficam subindo e descendo na minha frente.
Largo o Computador e resolvo ler porque é mais instrutivo, a internet está cada vez mais cheia de porcarias como diz uma colega de um curso de Mídias e porque assim quando chegar à noite entrar no MSN é bem melhor porque encontro todas aquelas pessoas que gosto de ficar falando e que durante o dia estavão pegando um sol na redenção ou coisa que o valha, e com toda a razão.
Aí você pergunta e porquê você também não foi pegar esse sol, porque por ter ido dormir tão tarde esqueci de colocar a moldeira com o gel para clareamento dos dentes que venho fazendo e que incomoda pra burro,e a dentista disse que tenho que ficar no mínimo 5h com isso e que quando não colocar à noite coloque em algum horário de dia, e como tudo isso não é baratinho aqui estou eu sem sol , chateada com tudo e de moldeira, que desagradável!
Mas isso não é nada!!! "Peor", como diz um aluno, que não sabia como resolver uma equação em uma avaliação de final de semestre.
Pego meu livro e começo a escolher um lugarzinho agradável para começar minha leitura, resolvo pela sala onde bate um solzinho gostoso e que como ganhei uma cortina mmmaaravilhooosa de uma grande amiga, que se mudou do Ceará e precisou de uma maior...E quando vou puxar um dos lados da dita cuja linda maravilhosa, olho para baixo e tem uma tremenda roda manchada de cor de telha, provavelmente da água que escorreu de um cachepô de barro com uma planta que não sei o nome e que só não foi fora porque ganhei de um amigo no meu aniversário no ano passado, mas que depois que as flores se foram ficou nascendo folhas e mais folhas e nunca mais deu flores.
Xingo a faxineira, que é óbvio nem sabe de nada como sempre, porque hoje é sábado e o dia dela é na quarta e de 15 em 15 dias ( sendo que nessa quinzena ela não virá) e que coloca tanta água nas plantas que elas não se afogam porque tenho a impressão que elas são muito boas nadadoras, trariam uma boa medalha de ouro para o Brasil se pudessem ter ido a Pequim.
Mas voltando a cortina, fico p... da cara, me dá vontade de chorar, porque ela é tão bonita e será que a mancha vai sair? Pego a TeleLista, procuro uma lavanderia que diz que lava cortinas e vem em casa pegar o material a ser lavado, mas adivinha se o dia estava pra mim? É claro que não, diz a voz de uma moça do outro lado da linha: "Minha senhora, a gente faz o serviço mas agora só na segunda-feira". E tudo porque hoje é sábado, e que sábado!
Ainda bem que sábado é o último dia da semana espero que na próxima tudo esteja melhor com ou sem "Mau Olhado" da vizinha, mas continuo com o problema da cortina na cabeça, e se a minha amiga vier me visitar, porque sábado quando não está namorando ela vem tomar um chimarrão e jogar conversa fora, o que é muito agradável sempre. Mas nesse sábado? Só de olhar a cortina tenho vontade de gritar, berrar, chorar e todos os "ar" mais ou menos afim.
Fico pensando, e se a mancha não sair de que cor vou tentar pintar a cortina? Mas ela me deu porque achava minha sala com cores muito pesadas e a cor de manteiga, quase branca, abria e realçava mais o ambiente, coisas que de que não entendo nada, porque sempre trabalhei fora todo o dia e quando chego em casa nem olho direito pra casa, mas agora com a cortina eu e minha filha ficavamos muito na sala batendo aqueles papos de quem se vê só depois da 23h, ela porque trabalha e estuda e eu porque dou aula também à noite e porque realmente a sala ficou mais acolhedora com a cortina.
Tento ler, mas os Guermantes, Albertine, de Charlus e os Verdurin se misturam com o pensamento na cortina, e tenho que reler não sei quantas vezes a mesma frase e ela continua sem sentido, venho para o computador e resolvo escrever para ver se exorciso o problema da cortina, mas tá dando no que dá, só falo nela...
Sei o que vocês devem estar pensando, " essa é doida só por uma cortina?". É que sabe qual é?
Ela é uma cortina muito especial, ganha com muito carinho, e além do mais estou carente, filhos longe, irmão querido e família longe, tudo tão sem graça, tanta saudade! E uma desculpinha feminina: TPM.
É gente, acho que não vou conseguir exorcisar a cortina neste fim de semana, é que não tenho mesmo muito em que pensar, futilidades à parte. Mas com "olho mau" da vizinha ou não, sou mais eu, acho que tudo vai ter que ter solução porque comigo ninguém "podemos" (ditos de alunos) e "ante ela do que eu", como dizia um tio, de Bagé, quando morria alguém e ele tomava uns tragos fortes. E depois amanhã já é domingo, primeiro dia de uma nova semana, que esperamos seja bem mais agradável, não acham?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Amy Winehouse - Will You Still Love Me Tomorrow

Tradução de Will Still Love me Tomorrow..

Hoje à noite você é completamente meu
Você me deu seu amor tão suavemente
Hoje à noite a luz do amor está em seus olhos
Mas você irá me amar amanhã?

Isto é um tesouro duradouro
Ou somente um momento de prazer
Posso acreditar na mágica de seu olhar
Você ainda me amará amanhã?

Hoje à noite sem dizer
Você promete que eu serei a única
Mas será que você machucará meu coração
Quando a noite encontrar o sol da manhã?

Eu gostaria de saber se seu amor é amor mesmo
Que eu possa ter certeza
Então me diga agora que não perguntarei novamente
Você ainda me amará amanhã?
Você ainda me amará amanhã?
Você ainda me amará amanhã?

Letra de Will You Still Love me Tomorrow.

Will You Still Love Me Tomorrow

Amy Winehouse

Composição: Indisponível

Tonight you're mine completely
You give your love so sweetly
Tonight the light of love is in your eyes
Will you still love me tomorrow?

Is this a lasting treasure
Or just a moment pleasure
Can I believe the magic of your sight
Will you still love me tomorrow?

Tonight with words unspoken
You said that I'm the only one
But will my heart be broken
When the night meets the morning star?

I like to know that your love
This know that I can be sure of
So tell me now and I won't ask again
Will you still love me tomorrow?

Will you still love me tomorrow?
Will you still love me tomorrow?...

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

De Olho no Clima - Vídeo 2Rodas

Vale a pena ver os três vídeos selecionados na primeira etapa de "De Olho no Clima", os autores participarão de uma oficina de produção de vídeo no Canal Futura nos dias 8 e 9 de setembro os vídeos produzidos na oficina serão exibidos pelo Canal Futura e receberão votos do público quem produzir a produção mais votada irá a Londres com o objetivo de dirigir uma vídeo-reportagem de até 5 minutos. Eu particularmente gostei mais nesta primeira etapa do vídeo 2Rodas do carioca Fábio Maciel, mas os outros também são bem bonzinhos. Aí vai 2Rodas, muito legal mesmo...


Porque hoje é sexta, sorrisos coloridos para todos nós e para os outros também..